Conheça sete lugares fantásticos para conhecer e curtir aqui no Ceará

O Ceará é um dos Estados mais procurados por turistas do mundo todo, inclusive por brasileiros. Afinal, as belas praias encantam a qualquer um que venha nos visitar.

Pensando nisso, eu decidi listar neste conteúdo as sete paisagens cearenses de cartão postal para você já conhecer melhor e quem sabe já escolher qual delas você quer apreciar quando vir ao nosso Estado.

Vamos lá?

1. Jericoacoara

Se você curte simplicidade e tranquilidade o lugar é Jericoacoara. Um pequena e charmosa vila de pescadores, com ruas de areia e luz natural já que no lugar não há postes.

A praia faz parte de uma região de Parque Nacional, que reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas.

Conhecida internacionalmente pela Pedra Furada, Jericoacoara é um lugar com muitas flores, plantas tropicais e dunas muitas dunas.

E é por elas que você vai passear até chegar as lagoas cristalinas, azuis e de água doce, como a Lagoa Azul, a Lagoa de Tatajuba e a Lagoa do Paraíso.

Além de tomar um banho refrescantes, outra dica é apreciar um belo pôr do sono, na duna que leva o mesmo nome. Diariamente, ao cair da tarde, diversas pessoas se reúnem na duna para observar o sol descer diretamente no mar.

2. Lagoinha

ceara-lagoinhas

Lagoinha é uma praia primitiva, mas que consegue ser aconchegante e cheia de atrativos. A praia é formada por dunas e diversos coqueiros que dão um charme especial ao lugar.

A extensa faixa de areia fina e branca, com 15 quilômetros de extensão, é um convite para um gostoso e divertido passeio de quadriciclo.

Se você preferir algo com maior aventura a dica é o passeio ecológico que inclui três modalidades: começando em um veículo conhecido como pau-de-arara, depois embarcando em um catamarã para conhecer a linda e doce Lagoa das Almécegas e finalizando com um passeio de buggy pela praia e dunas.

Outra opção, mas bem tranquila, é curtir a praia com um bom banho de mar que, na maré baixa, apresenta os recifes formando piscinas de água salgada entre eles.

3. Mundaú

Sabe aquele lugar em que o único som que você ouve é o das ondas? Então… em Mundaú é bem assim!  As dunas de areias brancas, a praia deserta e o encontro entre o rio Mundaú e o mar são um espetáculo para os olhos de qualquer visitante, formando um verdadeiro oásis.

O rio, com sua água azul esverdeada e cristalina, passa por entre as dunas e forma um canal com admiráveis paisagens que podem ser apreciadas num passeio de barco pelo rio e pelo manguezal. Nesse passeio é possível até ver de perto cavalos marinhos.

Outro passeio bem interessante é o de buggy pelas dunas que formam um complexo percurso de trilhas que superam qualquer atração de parque temático.

4. Canoa Quebrada

Canoa-Quebrada

A praia é conhecida internacionalmente não apenas pela sua beleza ímpar, mas também pelo símbolo da lua e da estrela. Nela você pode desfrutar de vários atrativos, entre eles um refrescante passeio de jangada.

Além da jangada você pode também passear de buggy para conhecer as praias, rio e lagoas próximas à Canoa Quebrada, ou mesmo curtir o lugar em um quadriciclo.

Agora se você é fã de esportes radicais eu indico os passeios de parapente e de kitesurf. É garantia de diversão e aventura.

Depois de um dia intenso de atividades, ou mesmo de um bom descanso em uma das barracas à beira da praia, a noite chega e a opção é conhecer a Broadway, rua principal de Canoa Quebrada com várias lojas de artesanatos, bares, boates e restaurantes.

5. Águas Belas

aguas-belas

É um lugar tranquilo, com coqueiros, águas limpas e areia branquinha, onde você esquece de tudo para apreciar a mais bela paisagem que a natureza forma no lugar: o encontro do Rio Mal Cozinhado com o mar produzindo variações de cores na água, dando ainda mais charme ao local.

A praia tem águas agradáveis morninhas, com diversas piscinas naturais ocasionadas pela maré baixa. Um gostoso convite para relaxar.

Você pode também se divertir descendo em uma tirolesa até o Rio Mal Cozinhado, fazer um passeio de buggy sobre as dunas brancas do lugar ou atravessar o Rio Mal Cozinhado para conhecer melhor as desertas dunas de areias.

banner faça sua reserva

6. Barra Nova

barra nova

É um dos mais novos destinos do turismo no Ceará. A beleza surpreendente do local talvez seja o segredo para explicar o encantamento pela singela e tranquila praia de Barra Nova.

O mar e o rio são os maiores protagonistas desse paraíso de águas mornas e límpidas. As piscinas naturais que se formam na praia são um convite para banhos refrescantes e para repor as energias.

7. Morro Branco

De um lado o mar de cores intensas e de outro as falésias com suas cores vibrantes. Essa é a praia de Morro Branco, com diferentes atrativos naturais como o labirinto das falésias.

Nele você vai encontrar diversos tipos de tonalidades de cores de areias. E é justamente por esse efeito multicolorido que em Morro Branco é confeccionado o artesanato das garrafinhas com essas areias coloridas.

Além das falésias você pode fazer um passeio de jangada, de buggy pela faixa de praia, conhecendo as dunas de areias móveis, a fonte d’água natural jorrando de frente para o mar, com parada para banho na maior lagoa do Ceará, a lagoa do Uruaú.

Bem. Estas foram as sete paisagens cearenses de cartão postal. São lugares incrivelmente fantásticos e lindos de conhecer.

E quando você vir ao Ceará para apreciar essas maravilhas e estiver em busca de agências de turismo em Fortaleza

… pode contar comigo!

Eu sou guia de turismo e proprietário da Fretvans Fortaleza, uma agência de viagens em Fortaleza.

Basta você me enviar agora um e-mail: contato@fretvans.com.br ou mesmo falar comigo pelo WhatsApp:  85 98548.9141.

Aproveite e baixe também gratuitamente o Dicionário Cearês para falar nosso dialeto e ainda garantir boas gargalhadas.

Basta clicar no banner abaixo e ter acesso gratuito.

pegue seu dicionario ceares

Um abraço e até mais!
Wesley Nunes
Proprietário da Fretvans Fortaleza e Guia de Turismo