O Ceará é realmente muito conhecido internacionalmente por suas belas praias. Mas sabia que o nosso Estado tem também serra?

Sim. E ela se chama Guaramiranga, ou simplesmente, nossa Suíça cearense. Isso porque a temperatura da cidade gira em torno de 18 graus.

Guaramiranga é o menor município do Estado e está situada em uma Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité.

O município se destaca como destino turístico não somente pelo clima super agradável e diferente para quem mora no Ceará, mas porque possui uma rica fauna, construções históricas e em algumas épocas do ano se torna berço da cultura e arte brasileira.

Bem… e como eu sou guia de turismo acredito que vale muito a pena você conhecer essa linda cidade, decidi listar hoje algumas dicas sobre o que fazer em Guaramiranga.

Vamos lá?

Pico alto

pico-alto-em-guaramiranga

Se você quer apreciar uma bela paisagem, inclusive o pôr do sol, vale a pena subir até o Pico Alto. O local tem 1.115 metros e, por isso, ao chegar até lá sentirá um ventinho gostoso e uma temperatura que pode chegar a 10°C no mês de julho.

Parque da trilhas

parque-das-trilhas-em-guaramiranga

O espaço é totalmente voltado ao ecoturismo e às atividades de aventura dentro da mata atlântica. No Parque você pode aproveitar as trilhas ecológicas, o banho de bica e piscina de pedras e ainda participar de atividades de aventura como rapel, tirolesas e ponte de três cordas e caiaques.

Parque Reserva Handara

cachoeira-no-parque-handara

O parque fica na serra de Guaramiranga e é ideal para os amantes do ecoturismo. No lugar você pode aproveitar atividades como aero jump, tirolesa, ponte de três cordas, bola aquática, trilha ecológica e banho de cachoeira.

A área tem mais de 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica e é uma reserva natural que busca a preservação ambiental e a relação do homem com a natureza.

No parque há também o viveiro de mudas – um berçário para plantas típicas da Mata Atlântica – além do lago artificial e as cachoeiras naturais.

Convento dos Capuchinhos

convento-dos-capuchinhos-em-guaramiranga

A construção do século 19 pertence aos missionários Capuchinhos vindos da Itália que se instalaram na serra na década de 30 e construíram um convento. Atualmente boa parte das alas é destinada à recepção de hóspedes.

Ok. Estes foram alguns atrativos da Serra de Guaramiranga que eu queria compartilhar com você. Espero que tenha gostado e que quando vir ao Ceará tire um tempo para conhecer a nossa suíça cearense.

A propósito. Se você precisar de uma empresa para levá-lo com todo conforto e segurança pode contar comigo. Eu sou proprietário da Fretvans Fortaleza, uma agência de viagens em Fortaleza.

Basta você me enviar agora um e-mail: contato@fretvans.com.br ou mesmo falar comigo pelo WhatsApp:  85 98548.9141.

Aproveite e baixe também gratuitamente o Dicionário Cearês para falar nosso dialeto e ainda garantir boas gargalhadas.

Basta clicar no banner abaixo e ter acesso gratuito.

pegue seu dicionario ceares

Estou esperando por você.

Wesley Nunes
Guia de Turismo, especialista em ofertar as melhores experiências de viagem e fundador da Fretvans Fortaleza