Principais pontos turísticos em Fortaleza que você precisa conhecer

Se você ainda não conhece Fortaleza ou tem vontade de voltar a essa terra incrível…

… leia este artigo e descubra como vale muito a pena passar alguns dias na capital cearense

… e curtir tudo de bom que a terra da luz te oferece.

Mas…

Você conhece a História da nossa Capital? Não? Então deixa e gente falar um pouco sobre ela primeiro…

Fortaleza é a capital do Estado do Ceará e fica aqui na Região Nordeste.  A cidade tem atualmente 291 anos e se desenvolveu às margens do riacho Pajeú.

É a maior cidade do Ceará em população e a quinta do Brasil, com quase três milhões de habitantes.

Possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Outro ponto positivo para Fortaleza é que a cidade é uma cidade grande, com ares de cidade pequena.

Isso mesmo. Portanto, aqui tudo é muito perto e fácil de se conhecer.

Pensando nisso…

Nós listamos para você alguns pontos turísticos em Fortaleza com os melhores passeios em Fortaleza… 

… para você curtir na maior tranqüilidade e voltar para casa cheio de recordações.

Confira agora:

Ponte Metálica ou Ponte dos Ingleses

ponte-metalica-de-fortaleza

A Ponte dos Ingleses é um dos pontos turísticos mais procurados, por isso um belo cartão postal de Fortaleza.

Ela foi construída no início do século 20 e serviu como primeiro porto da capital cearense até a construção do Porto de Mucuripe.

Além de ser um

Além de ser um um passeio turístico em Fortaleza muito legal e de proporcionar uma visão ampla e belíssima do pôr do sol, é possível ainda que você consiga avistar golfinhos que gostam de passear por ali logo cedo ou ao final da tarde.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

catedral metropolitana de fortaleza

O monumento histórico é a 10ª maior catedral do mundo e sede da Arquidiocese de Fortaleza.  Ela tem capacidade para cinco mil pessoas e suas torres chegam a 75 metros de altura.

Sua arquitetura é imponente e seus vitrais fazem do templo um lugar que vale muito a pena conhecer. Ela tem um eclético, com predominância de elementos góticos e românicos. Ela foi erguida no local da antiga Igreja da Sé e sua construção durou 40 anos (de 1938 até 1978).

Estátua de Iracema

estátua-de-iracema

A estátua é personagem principal do enredo do romance do escritor fortalezense José de Alencar, que leva o mesmo nome: Iracema.

A imagem da índia Iracema ficou tão intensamente conectada com a própria cidade que uma praia foi batizada com seu nome (Praia de Iracema) e estátuas foram erguidas na capital, inclusive na própria praia que leva o seu nome.

Uma dessas estátuas mostra Iracema, Martim Soares Moreno sentado com o filho no colo, e um cachorro, todos em uma jangada.

No romance, que mistura história e ficção, Martim Soares Moreno que foi um dos primeiros portugueses a chegar em Fortaleza, decide morar na região, conviver com os índios e casar-se com Iracema.

Forte Nossa Senhora da Assunção

forte-nossa-senhora-de-assunção

A História de Fortaleza começa por esse Forte. Por isso que o nome da cidade se refere a essa fortificação, também chamada de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção.

O Forte foi construído pelo capitão holandês Matias Beck em 1649, e foi batizado como Fort Schoonenborch. Mas após a expulsão dos holandeses do Brasil, os portugueses retomaram a área e rebatizaram o lugar para Fortaleza da Nossa Senhora de Assunção. Atualmente abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro.

Centro de Turismo do Ceará – Emcetur

centro-de-turismo-do-ceará

O prédio de linhas neo-clássicas foi construído em meados do século 19 e já abrigou uma cadeia pública. Hoje é uma das referências de centro de artesanato na capital cearense.

E sabe onde ficam os boxes? Nas próprias celas. Sim. Isto porque elas continuam bem conservadas. E nos pavilhões há espaços culturais, como o Museu de Arte Popular e o Museu de Mineralogia.

Complexo Dragão do Mar de Arte e Cultura

centro-dragão-do-mar

O local é um grande centro cultural. Aliás, um dos maiores do Brasil. E sabe por quê? Porque são 30 mil metros quadrados de área dedicada à arte e à cultura.

Neste imenso espaço há atrações como o museu da cultura cearense, museu de arte contemporânea do Ceará, planetário, teatro Dragão do Mar, salas de Cinema. anfiteatro, biblioteca, além das multigalerias e espaços para exposições itinerantes e o parque verde.

Mercado Central

mercado-central-de-fortaleza

Está disposto a levar lembrancinhas lindas para a família e os amigos? Então certamente você deve conhecer o Mercado Central.

Local super conhecido por abrigar o diverso artesanato cearense e pelos demais produtos típicos da nossa Região. Todos distribuídos nos mais de 559 boxes.

Bem. Hoje você conheceu Fortaleza capital do ceará e seus pontos turísticos.

Recomendo também fazer um passeio pela melhores praias de Fortaleza.

Nós desejamos que você venha nos conhecer e curta todas essas dicas de passeios em Fortaleza que escolhemos com muito carinho para você.

A propósito nós somos uma agência de passeio em Fortaleza. E se você precisar de uma empresa responsável que leve você para todos os passeios com todo conforto, segurança e qualidade, pode contar com a gente da Fretvans.

Nós temos pacotes de passeios em Fortaleza totalmente privativos.

Se você quiser fazer a sua reserva ou saber mais informações basta enviar um e-mail: contato@fretvans.com.br ou mesmo falar com a gente pelo WhatsApp:  85 98548.9141.

Aproveite e baixe também gratuitamente o Dicionário Cearês para falar nosso dialeto e ainda garantir boas gargalhadas.

Basta clicar no banner abaixo e ter acesso gratuito.

pegue seu dicionario ceares

Um abraço e até mais!
Wesley Nunes
Proprietário da Fretvans Fortaleza e Guia de Turismo